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Ginástica laboralreduz chances de desenvolver doenças de trabalho

Publicado em 28 de março de 2023

Prática traz benefícios para os colaboradores e para as empresas. 

O impacto de trabalhos repetitivos e de escritório na saúde do trabalhador pode ser muito grande, até mesmo devastador, se não forem seguidas algumas regras básicas de ergonomia e períodos intercalados de pausas com repouso. Uma das soluções para ajudar nesse processo é a implementação da ginástica laboral durante a jornada, uma importante aliada que nasceu da necessidade de prevenção de lesões. Mas, infelizmente não são todas as empresas que a adotam, assim como nem todos os colaboradores de empresas que adotaram se engajam no programa. 

A Prof.ª Dra. Matilde Sposito, médica fisiatra especialista em bloqueios neuroquímicos, explica que além dos aspectos específicos deste tipo de terapia, ela também força a parada do trabalho. Isso provoca a descontinuidade da atividade nociva de repetição ou ainda da postura viciosa. “Por isso, é tão necessário aderir. Ambos os lados ganham, as empresas diminuem afastamentos e o colaborador se sente mais disposto e preserva sua saúde”.

Uma atividade básica na ginástica laboral consiste em alongamentos seguidos de exercícios de relaxamento dos principais grupos musculares que costumam se tensionar durante a jornada de trabalho. Assim, é adaptada para as diferentes profissões e atividades de trabalho, a partir de uma análise ergonômica dos postos onde cada grupo atua. A dica da médica é se houver a opção, participe ativamente da ginástica. 

Mas, e no home office? Como evitar problemas de ergonomia?

O modo de trabalho remoto, chamado de home office, é um estilo relativamente novo, mas a fisiatra alerta que empresas e colaboradores devem se adaptar para as questões laborais também nesse caso, visto que a maioria das casas não possui estrutura adequada como no escritório. “Normalmente o notebook vai para cima da mesa da cozinha ou da sala. Se não, fica no colo da pessoa sentada em um sofá ou na própria cama e isso é preocupante para o corpo”. 

Algumas empresas já identificaram esse problema e facilitaram a aquisição ou até mesmo adquiriram móveis adequados para seus colaboradores em regime de home office. Alguns dos itens mais comuns são:

  • Cadeira de escritório adequada;

  • Apoio de pés e de pulsos;

  • Suporte para notebook;

  • Mouse pad com apoio de punho.

 Dra. Matilde comenta sobre a economia que o investimento em itens como esses e a ginástica laboral online ou presencial trazem para a empresa que se preocupa com a saúde de quem faz parte do seu time. “Sem dúvidas a pessoa ficará agradecida e retribuirá com produção sem dispensas do trabalho por doença. Todos saem ganhando, de forma simples e inteligente”.

Saiba mais em: www.dramatildesposito.com; nas redes sociais @dramatildesposito ou ligue para: (15) 3229-0202 ou WhatsApp (15) 98812-2958. O consultório da Prof.ª Dra. Matilde Sposito fica localizado na clínica Ápice Medicina Integrada, situada na Rua Eulália Silva, 214, no Jardim Faculdade, em Sorocaba/SP.

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